Instituto Pensar - Celso de Mello vai tirar licença do STF por problemas de saúde

Celso de Mello vai tirar licença do STF por problemas de saúde

por: Nathalia Bignon 


(Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (19), a jornalista Mônica Bergamo, anunciou em sua coluna no jornal Folha de S.Paulo, que o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), precisará tirar licença da corte para um tratamento de saúde.

A informação foi confirmada pelo gabinete dele. No começo do mês, o magistrado passou por exames clínicos para verificar se precisa passar por uma nova cirurgia. Decano do tribunal, ele fez uma operação no quadril em janeiro. Em março, foi internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com quadro de erisipela, uma infecção na pele, causada geralmente por bactéria.

A doença não guarda relação com a pandemia do novo coronavírus nem com a cirurgia realizada no fêmur a que ele submeteu em janeiro deste ano. A colocação de uma prótese no quadril manteve o ministro afastado até o fim março deste ano. Após a cirurgia, ele chegou a ser novamente internado em decorrência de um quadro infeccioso. Por isso, o ministro foi excluído do sorteio de novos processos nesse período. Depois do retorno, trabalhou inclusive nas férias de julho.

A ausência de Celso de Mello do STF pode interferir no julgamento de casos importantes, como o da suspeição do ex-juiz Sergio Moro, denunciado pela defesa do ex-presidente Lula, que o acusou de atuar com parcialidade no julgamento do processo do tríplex. O decano integra a 2ª Turma do STF, que vai analisar o caso.

O ministro está na Corte desde agosto de 1989, e sua aposentadoria compulsória está prevista para 31 de outubro de 2020. Ele integra a Segunda Turma com os ministros Edson Fachin, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: